ANHANGÁ PROJETOS

Além de oferecer acolhimento temporário para cães, desenvolvemos projetos com foco nas populações felinas e caninas:

Projeto GATO + (GATO POSITIVO)

Vítimas de abandono e de maus-tratos, os gatos frequentemente conhecem o lado cruel da humanidade.

Morte por envenenamento, afogamentos, animais atirados no lixo ou abandonados doentes, são casos cruéis registrados na macro região de Ibirité. Diante de tantos casos, sem limites para a violência, o Anhangá criou o projeto GATO+, com o objetivo de acolher, tratar e proteger gatos positivos para FIV (aids felina), FelV (anemia felina) e Esporotricose.

As duas primeiras não têm cura, mas com tratamento e acompanhamento o gato pode viver bem até mais de 10 anos. A Esporotricose tem tratamento e cura. Desde 2018, o Anhangá salva e dá uma nova chance de vida a estes gatos, que são descartados por doenças.

Estes animais são castrados, vacinados, recebem o tratamento adequado e ficam para adoção especial, no caso de FIV e FelV (para adotantes que já tem gato positivo ou não tem nenhum).

ANHANGÁ NA COMUNIDADE

O Instituto Anhanga está localizado em um município da região Metropolitana de BH, que de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimeto Social (CAD Único), de dezembro de 2018, 21.518 famílias foram inscritas na faixa de baixa renda, sobrevivendo com uma renda de meio salário mínimo ou menos, o que indica o alto índice de famílias em situação de vulnerabilidade social, o que incluímos aqui os membros humanos e não humanos.

Diante deste quadro social, o Anhangá recebe, quase que diariamente, pedidos de ajuda, de tutores que não tem como arcar com despesas veterinárias para salvar a vida de seus animais.

Assim, foi criado o Anhangá na Comunidade, quando, na medida do possível e, de acordo com nossa disponibilidade financeira e, de insumos e medicamentos, ajudamos tutores que vivem em situação de vulnerabilidade social, no tratamento veterinário de cães e gatos, que depois de curados, são castrados.

Desta forma evitamos casos de abandono por falta de recursos financeiros e ainda, ajudamos no controle ético populacional, orientando também para a tutela responsável.